quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Para você Obama, um bom Governo!!



Barack Obama ainda nem colocou os pés na Casa Branca e uma áurea mitológica já o envolve. O favoritismo escancarado por parte população norte-americana (e mundial), através de demonstrações públicas que o superestimavam e outras que ridicularizavam o candidato republicano John McCain, seria, por si só, elemento necessário para definir sua vitória antecipadamente.

A complexidade das leis eleitorais dos Estados Unidos foi responsável pela apreensão e dúvida quanto ao resultado final. Não seria necessário roer unhas ou acabar com o estoque de batatas fritas do meu armário, como se estivesse assistindo um clássico BA x VI, se o pleito acontecesse no Brasil, por exemplo. Mas não fui o único. Em vários bairros de Salvador, a população se reuniu – com direito a tira-gosto e cervejinha – para acompanhar a contagem dos votos nos telões dos bares. Um típico clima de final de Copa do Mundo.

Mas por que o interesse? Interessa ao mundo por que envolve a todos diretamente. Os motivos que definiram a decisão de apoio ou repúdio a Obama não foram apenas políticos e econômicos. Foram sexuais, espirituais e até proféticos. Cogita-se, entre os adventistas, que o presidente eleito será o responsável pelo decreto dominical que antecederá a segunda vinda de Cristo. Países pobres da África acreditam que seus pedidos de socorro se tornarão mais audíveis. Grupos anti-racistas acreditam que este é o marco da imposição da Igualitariedade. Hollywood bateu na tecla até que seu desejo se tornou real (o ator Morgan Freeman que o diga). Será assim com os demais sonhos e expectativas?

Em meio a tantas indagações, pré-julgamentos, esperança e insegurança, uma certeza brilha: é a certeza de que as coisas vão mudar. Não sei que coisas. Também não sei se para pior ou melhor. Isto nós veremos. Como sempre, alguns verão que houve piora. Outros, que houve melhora. Mas veremos. Caso queiram me encontrar em meio a esta disputa ideológica, estarei entre os mais eufóricos da torcida dos otimistas.

4 comentários:

Eula Batista disse...

Gostei do seu texto, bem otimista e valorável, embora já tenham alguns críticos questionando: Será que ele realmente terá um governo diferente; Será que as pessoas estão apostando demais?

Mas para mim só o fato de ele ser negro já mostra como mudou muito a mente dos americanos.

Fico orgulhosa de ser sua amiga! Bjao.

Anônimo disse...

Os questionamentos são os caminhos que nos faz chegar às respostas. Mas é muito melhor quando já temos certeza e não precisamos percorrê-los. Não é?!

É assim que penso! Apesar de termos certeza de tão pouca coisa neste mundo. Mas fico feliz pelas que eu tenho. A certeza de que você é uma amiga muito especial pela qual tenho muita estima e carinho é uma delas.

Obrigado e um grande abraço!!

Diego Mascarenhas disse...

Gostei quando vc lembrou que Hollywood sempre bateu na tecla do presidente negro. Finalmente aconteceu!
Essas eleições norte americanas me lembram muito da eleição do presidente Lula em 2002, quando a esperança venceu o medo... O Brasil foi ao delírio. Claro que o contexto e o eleito são bastante diferentes, mas a expectativa de mudança é a mesma.
Na minha opinião, Lula mudou muito o país, para melhor, e me fez acreditar em mudanças...
Sorte para Obama, acredito nele e acho que o mundo ainda terá muito a aplaudir!
Abraço, cara!

Anônimo disse...

Estou com você. Vejo que também integra a torcida dos otimistas.

Mas nada de invadir o campo pra arrancar o gramado ou dar cartão amarelo pro juíz...

Quer dizer. Só se for realmente necessário... Aí damos logo vermelho!!