quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Raiva


A raiva motiva,
Dilata as retinas,
Reconstrói as ruínas,
Decisão instintiva.

Vontade de matar primeiro,
Morrer depois,
E no fim nada sobra,
Nenhum dos dois...

terça-feira, 25 de novembro de 2008

Leve Torpor

Vou fazer um poema pequenininho
Pro meu amigo Sobrinho
Colocar na Fábula Quadrada
Um pouco do meu carinho.

De mansinho com leve torpor
Atingindo sem dor
O coração daquele
Pra quem dou valor

Triunfante, retumbante
Como uma canção pra lembrar
Que amigo é coisa pra se guardar
E, ainda que por um instante,
emocionar....

(Laís Trindade)

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

O Maluco do Punhal | Cap. 4


(Leia o primeiro capítulo da série: Maluco do Punhal Cap. 1)

Era o homem estranho, recém chegado na vila, que adentrara no bar e cerrara a porta. Os irmãos de apelidos estranhos sentiram algo diferente naquele momento. Era o coração impulsionando-se para cima. Como se tentando fugir pela boca. Um frio na espinha. Um nó na garganta...

Era medo. O metal reluzente se aproximava. Dançante e veloz. Loreta sacou seu revólver e atirou na direção do punhal. A explosão da pólvora provocou um curto instante de luz. Viram o facínora abaixado. Mais uma vez a escuridão. O punhal parecia voar como uma pomba. Passando entre eles. Por cima deles. Eram saltos? O movimento do objeto que refletia a luz parecia sobrenatural.

Outro clarão repentino acompanhado de um estouro ensurdecedor. Foi outro tiro. Este vez, Loreta viu-o nitidamente. Um monstro. Rangendo os dentes como um lobo prestes a atacar a presa. O garoto ensangüentado ouviu um grito longo. Era um grito de dor...
(Continua no quinto post da série: Maluco do Punhal Cap. 5)

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

O Maluco do Punhal | Cap. 3


(Leia o primeiro capítulo da série: Maluco do Punhal Cap. 1)

Os moradores da humilde Vila da Pedra Branca temiam os dois irmãos. Até mesmo a polícia. Loreta e Buzina são filhos do coronel Abigail, um velho rico que comanda a cidade desde que se mudara para lá há cinco décadas. Abigail era impiedoso. Odiava mendigos. Dono de cachorros ferozes, soltava-os para que atacassem os pedintes que apareciam em sua porta. Divertia-se com os desesperados clamores por ajuda.

Caso o mendigo conseguisse desvencilhar-se das presas caninas e imobilizasse o animal, o velho soltava um segundo cão. O ritual continuava até não se ouvir mais gritos. Então chamava o mordomo para remover o corpo da fachada da casa...
(Continua no quarto post da série: Maluco do Punhal Cap. 4)

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

O Maluco do Punhal | Cap. 2


(Leia o primeiro capítulo da série: Maluco do Punhal Cap. 1)

Dois bêbados invadiram um bar na esquina e faziam arruaça. Arivelton, um garoto tímido de cabelos loiros e apenas oito anos de idade, ficou incumbido de cuidar da loja enquanto seu pai, Zé de Piló, tinha ido entregar uma encomenda. A criança olhava impotente e assustada os dois ébrios destruindo a mercadoria do humilde estabelecimento.

Os irmãos Buzina e Lorota eram conhecidos pelo vandalismo que praticavam quando bebiam. Ficavam incontroláveis, como se possuídos por demônios. Balbuciavam palavras indecifráveis e reviravam os olhos como zumbis, deixando um rastro de violência e destruição por onde passavam.

Arivelton se abaixara num canto da loja. Garrafas de vidro espatifando-se próximo aos seus pés. Estilhaços furavam-lhe os braços. Chorava com medo e com dor. De repente, a única porta do pequeno recinto se fecha e a luz se apaga. Tudo ficou escuro como se fosse noite. A pouca luz que penetrava pela fresta da porta não era suficiente a ponto de permitir que o quarto indivíduo no aposento fosse identificado. Apenas via-se cintilar o espectro de um punhal...
(Continua no terceiro post da série: Maluco do Punhal Cap. 3)

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Serra da Caraconha | Cap_5


Sujo e exausto, as garrafas machucando meu corpo, consegui alcançar o primeiro tijolo. A cena de uma queda seguida de um escorregão desajeitado martelava minha mente com uma persistência dolorosa. Meus dedos doíam do tanto que eu os pressionava contra o tijolo. Pouco a pouco, um a um, fomos se aglomerando próximo daquele local. É que demorávamos muito para vencer aquela etapa e as pessoas que vinham atrás iam nos alcançando.

Uma demonstração de coragem, determinação e força de vontade inegáveis foi constatada por todos durante o percurso, mas principalmente naquele trecho mais difícil. Weslei (homônimo meu), um adolescente portador de necessidades especiais, mirou o topo da montanha, mesmo antes de começar a escalada, e definiu-o como sua meta. Suas limitações motoras não o impediram de agarrar-se aos tijolos e vencer a batalha contra as rochas. Pareciam nem existir diante da sua intrepidez.

Um dos pés devia estar apoiado no tijolo enquanto o outro tentava alcançar o seguinte. O processo devia ser feito com calma. O corpo sempre teimando em querer inclinasse para traz. Não houve tanto silêncio desde o início da investida. Até os MP3 foram interrompidos. A presença obscura de um abutre deu um tom mórbido ao ambiente. Ele estava bem acima do último tijolo. Lançando-nos um olhar furtivo. Faminto. Medonho. Olhava com uma expectativa apavorante. Como se sua próxima refeição fosse apresentar-se instantaneamente a sua frente.

Um grito. Outro grito. As tentativas de espantar o bicho eram totalmente ignoradas por ele. Fitava-nos como se caçoasse de nós. Zombeteiro e superior. Uma pedra foi lançada e a ave negra finalmente alçou vôo. Porém, não se afastou. Rodeava nossas cabeças, vigiando-nos sempre. Seu instinto parecendo muito mais consistente que nossa racionalidade. De repente, uma voz feminina quebrou o silêncio. Alguém começou a chorar desesperadamente...

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Salve-me das Chamas


ManuScrito esPorádico enviado aos Céus acinzentados pelo foGo resoluto Bruto ininterrupto incanDescente que fumega imPonente nas matas do pArque nAcional da chApada diAmantina menina inDefesa gritando enQuanto a dor atina e ningUém faz nada nega Água só Deus para impedir o oCorrido chão de vErde inExistente salve-O tv mal sintonizada não há vIda não há cor não há nada tudo Inferno de foGo injusto que queiMa inOcentes enquanto criminOsos dançam em grandes saLões repletos de eXtintores de Incêndio...

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

O Maluco do Punhal | Cap. 1


Uma figura medonha. Uma esfera envolta em cabelos como o sol cercado de chamas. Era sua cabeça pendendo sobre o corpo magro e comprido. Vestia farrapos. Estava imóvel fazia uma hora. Apareceu cambaleando no final da rua, fazendo com que toda a praça se calasse com sua presença. Um clima de obscuridade baixou no local com sua aparição como por mágica. Arrastou-se, sem dizer nada. Fitava o chão como se por obrigação. Sequer piscava.

O clima de rígida apreensão permaneceu no clímax durante 10 minutos. Foi o tempo que o forasteiro levou para se deslocar da esquina onde surgiu até a sarjeta da praça principal. O homem magro sentou-se, bruscamente, fazendo com que os presentes tomassem um susto. Um espasmo uníssono. Aos poucos, os burburinhos surgiram e aumentaram gradativamente. Até que o barulho comum da feira voltou a reinar. As pessoas que pararam, retornaram aos seus passos, acelerando-os de forma progressiva.

A figura não parecia mais tão estranha. Pelo contrário, encaixou-se perfeitamente no ambiente onde optou por acomodar-se. Sentou-se numa sarjeta suja. Seus pés estavam cercados pelas laranjas podres que foram descartadas pelos comerciantes locais. Ratos aproximaram-se, tranqüilos, do homem estranho, como se o conhecessem. Rodeavam seus pés fétidos como os gatos domésticos fazem com seus donos.

O forasteiro levou a mão a um dos bolsos da calça rasgada. Antes de fazê-lo, olhou, pela primeira vez desde que chegara, ao seu redor, exibindo um rosto medonho. Olhos profundos, cansados, famintos por algo. Algo mais do que somente alimentos. Mexeu com os pés. Os ratos fugiram como flechas disparadas simultaneamente para diversas direções. Seu rosto parecia ter sido apedrejado. Um monstro. Estava tão sujo que era impossível dizer a cor real da sua pele. Suspendeu o braço vagarosamente, trazendo em sua mão o objeto que agarrara dentro do bolso. Finalmente, o objeto cintilante mostrou-se...
(Continua no segundo post da série: Maluco do Punhal Cap. 2)

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Para você Obama, um bom Governo!!



Barack Obama ainda nem colocou os pés na Casa Branca e uma áurea mitológica já o envolve. O favoritismo escancarado por parte população norte-americana (e mundial), através de demonstrações públicas que o superestimavam e outras que ridicularizavam o candidato republicano John McCain, seria, por si só, elemento necessário para definir sua vitória antecipadamente.

A complexidade das leis eleitorais dos Estados Unidos foi responsável pela apreensão e dúvida quanto ao resultado final. Não seria necessário roer unhas ou acabar com o estoque de batatas fritas do meu armário, como se estivesse assistindo um clássico BA x VI, se o pleito acontecesse no Brasil, por exemplo. Mas não fui o único. Em vários bairros de Salvador, a população se reuniu – com direito a tira-gosto e cervejinha – para acompanhar a contagem dos votos nos telões dos bares. Um típico clima de final de Copa do Mundo.

Mas por que o interesse? Interessa ao mundo por que envolve a todos diretamente. Os motivos que definiram a decisão de apoio ou repúdio a Obama não foram apenas políticos e econômicos. Foram sexuais, espirituais e até proféticos. Cogita-se, entre os adventistas, que o presidente eleito será o responsável pelo decreto dominical que antecederá a segunda vinda de Cristo. Países pobres da África acreditam que seus pedidos de socorro se tornarão mais audíveis. Grupos anti-racistas acreditam que este é o marco da imposição da Igualitariedade. Hollywood bateu na tecla até que seu desejo se tornou real (o ator Morgan Freeman que o diga). Será assim com os demais sonhos e expectativas?

Em meio a tantas indagações, pré-julgamentos, esperança e insegurança, uma certeza brilha: é a certeza de que as coisas vão mudar. Não sei que coisas. Também não sei se para pior ou melhor. Isto nós veremos. Como sempre, alguns verão que houve piora. Outros, que houve melhora. Mas veremos. Caso queiram me encontrar em meio a esta disputa ideológica, estarei entre os mais eufóricos da torcida dos otimistas.

domingo, 2 de novembro de 2008

A flecha errada


Subverter o ocasional,
Subjugar o praticante,
Submetê-lo a tortura cabal,
Subscrevendo seu passo vacilante.

Mudo, cego, distante,
Vou arrancar-lhe o coração,
Até admitir sinceramente,
Que não era amor e sim paixão.

Fala cupido imponente,
Por que você me enganou?
Comprei gato por lebre,
Agora o amor acabou.

Maldita flecha certeira,
Arrancou de mim a razão,
Veio tão leve e sorrateira,
Me fez objeto de compaixão.

Choro à noite, mas sem histeria,
Só balbuciando a prece que me resta:
"Um dia deixo de ser tão pateta,
Irei dormir e acordar poeta".